sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A cultura Indígena do Mato Grosso do Sul

Vamos conhecer um pouco do jeito da cultura dos povos Indígenas de Mato Grosso do Sul.
No nosso Estado as tribos existentes continuam lutando contra as dificuldades no relacionamento com a cultura dos brancos. Aqui vive a segunda maior população indígena do mundo com aproximadamente 50 mil Índios, que está divida em cinco tribos:
Os Índios Guató são conhecidos por viverem em palafitas, eles habitam a Ilha Insua, localizada na região de Corumbá. Sempre viveram da caça e da pesca, atividades que exigiam a construção de canoas pequenas e velozes.
Os Índios Ofayé – xavante vivem as margens do rio Paraná e do Rio Sucuriu, até as nascentes dos rios Vacaria, Ivinhema e Verde, locais onde construíram seus acampamentos pacíficos. Cultivam a mandioca, o feijão, o milho, arroz e outras plantações.
Os Índios Terena se caracterizava como uma nação de agricultores e excelentes ceramistas e de tradição guerreira. Hoje, são 15 mil índios que vivem em reservas ou periferias das cidades.
Os Índios Guaicuru ou Kadiwéu são um povo seminômade que habita a região da bacia do rio Paraguai. Os Kadiwéu encontram-se hoje quase totalmente concentrados na reserva doada por dom Pedro II ao seu povo.
Os Índios guarani-caiuá era dono de um vasto território-cerca de 4 milhões de hectares com matas, rios e áreas para a exploração da caça. São excelentes agricultores e cultivam o milho, a base de sua alimentação e algodão para confecção de redes e vestimentas.

2 comentários:

  1. mas como que eles sustentavam tanta gente ?? e como eles tinham os hectares de terra e como eles conseguiam e as comidas para planta tao rapidas assim?????

    ResponderExcluir