sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A estrada de ferro Noroeste do Brasil

A construção da estrada de Ferro Noroeste do Brasil teve início em 1905. Partia de Bauru, no estado de São Paulo, e seguia sentido Noroeste em direção ao atual estado de Mato Grosso do Sul. Em 1914, atingiu Campo Grande e depois Porto Esperança, no extremo noroeste do estado, a beira do rio Paraguai. Por muito tempo, a estação de Porto Esperança permaneceu como o ponto terminal da Noroeste em Mato Grosso. E apenas em 1952 que a Ferrovia chegou a Corumbá, na divisa com a Bolívia.
O ramal ligando Campo Grande a Ponta Porá só começou a ser construído em 1938, tendo sido concluído em 1953. Surgiu, ao longo dos trilhos da Noroeste, novas cidades como Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, entre outras.
A construção da Ferrovia Noroeste do Brasil possibilitou o aumento das relações comerciais com o estado de São Paulo. O gado passou a ser transportado por trem, do sul de Mato Grosso para a cidade de Bauru, com maior rapidez do que nas comitivas e chegando em melhores condições.
A chegada da ferrovia Noroeste do Brasil a Campo Grande foi decisiva para o crescimento desta cidade,
que se tornou um importante entreposto comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário