sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança, dela participaram Argentina, Brasil e Uruguai contra o Paraguai.
Os paises da tríplice aliança tiveram o o apoio da Inglaterra, que pretendia impedir o crescimento de uma potência sul-americana, e os outros países temiam uma possível expansão paraguaia em seu território.
O presidente Francisco Solano Lopes tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. O confronto iniciou com a criação de obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.
O conflito durou seis anos; contudo, já no terceiro ano, o Brasil via-se em grandes dificuldades com a organização de sua tropa, pois além do inimigo, os soldados brasileiros tinham que lutar contra o falta de alimentos, de comunicação e ainda contra as epidemias que os derrotavam na maioria das vezes. Por fim, no ano de 1870, a guerra chega ao seu final com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário